Ficha 1B - Hegel: Fenomenologia de Espírito


Manuscritos sobre Hegel

FICHA 01 B
DADOS DA BIBLIOTECA
Setor: ME - Classificação: ARM 01 - GAV 01
Autor: VAZ, Henrique C. de Lima
Título: Hegel: Fenomenologia de Espírito
Imprenta: Belo Horizonte: 1970/1º SEMESTRE(?)

Notas: Não é certo se o curso foi repetido, na mesma forma, e se a transcrição corresponde ao curso de 1970/1º semestre.

Informações complementares:
(1) Transcrição datilográfica mimeografada do inicio do curso sobre a "Fenomenologia do Espírito de Hegel" ministrado na UFMG em 1970/1º sem. (ver Ficha n.1);
A transcrição compreende:
(a) Introdução bibliográfica;
(b) Evolução do pensamento de Hegel ate 1807 (parcialmente);
(c) Notas do texto precedente.
- Ha divergências, sobretudo nas notas, entre o manuscrito e a transcrição.
(2)Tradução portuguesa pelo Pe. Vaz da Introdução e de 03 capítulos da "Fenomenologia"

Localização Digital: 01BHEGELLFenEsp
Número de Arquivos: 93 ARQUIVOS

Comentário:
Neste manuscrito há a transcrição (PARCIAL) e datilografada das primeiras seções do curso sobre a “Fenomenologia do Espírito de Hegel” ministrado na UFMG em 1970/1º sem. (ver Ficha 01). Todavia o manuscrito catalogado como FICHA 01 é muito mais extenso e completo do que este manuscrito catalogado como FICHA 01B.
Faz parte deste conjunto de textos a tradução da INTRODUÇÃO e dos TRÊS PRIMEIROS CAPÍTULOS da Fenomenologia do Espírito de Hegel. No volume sobre HEGEL da coleção OS PENSADORES, Lima Vaz publicou a tradução do PREFÁCIO, da INTRODUÇÃO e dos DOIS PRIMEIROS CAPÍTULOS da Fenomenologia.
Portanto, a INTRODUÇÃO e os DOIS PRIMEIROS CAPÍTULOS da Coleção OS PENSADORES são exatamente estes textos, deste conjunto. Estes textos, datilografados, possuem anotações e correções manuscritas.
Vale notar que a versão publicada possui pequenas diferenças com o texto datilografado: diferenças de tradução, diferenças no texto das notas e diferenças na numeração das notas de rodapé. Não obstante tais divergências, é absolutamente certa a correspondência entre estes manuscritos e os textos publicados pela Coleção OS PENSADORES.
Partes do Texto:
Ainda neste conjunto de textos há uma outra cópia da INTRODUÇÃO e o capítulo A. CONSCIÊNCIA – I. A CERTEZA SENSÍVEL OU O ISTO E A OPINIÃO, sem anotações manuscritas.

Referência Bibliográfica: Ver NA FICHA 01 A - Referência Bibliográfica COMPLETA sobre HEGEL. Ver também os seguintes manuscritos de Lima Vaz sobre Hegel: Ficha 01, Ficha 02, Ficha 04, Fichas 8-19, Fichas 22-30, Ficha 32.

PESSOAS ONLINE

Temos 68 visitantes e Nenhum membro online