Material do Memorial


Material do Memorial

 

Este site tem como objetivo apresentar-se como uma porta de entrada para a obra filosófica de Lima Vaz.

A obra vazeana é extensa e complexa. Seus principais textos foram publicados na Coleção Filosofia das Edições Loyola e na Revista Síntese Nova Fase. Há muitos outros textos publicados em várias outras revistas de Filosofia e Teologia, dentre outras.

Mas além de toda sua obra publicada, há também milhares de páginas manuscritas, mimeografadas, fotocopiadas que se encontram armazenadas no Memorial Padre Vaz, na Biblioteca da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Esta biblioteca, hoje, leva o nome daquele que foi o maior responsável pela sua organização e formação nos anos 80 e 90: Biblioteca Padre Vaz.

Estes manuscritos podem ser divididos da seguinte forma:
1. Manuscritos sobre o Idealismo Alemão: Kant, Hegel e Marx.
2. Manuscritos sobre Ética.
3. Manuscritos sobre Filosofia da Natureza (totalmente inéditos).
4. Outros textos: Antropologia, Metafísica, Cultura e Universidade, Teilhard de Chardin, Consciência Histórica, Teologia e Religião, Ideologia, Filosofia Contemporânea e algumas entrevistas.

Não obstante tamanha variedade de temas, considerando a quantidade de páginas, os textos sobre o Hegel e sobre Ética são de longe os textos mais numerosos.
Além dos textos manuscritos há também um conjunto valioso de fitas de áudio e de vídeo que registram os cursos ministrados pelo Padre Vaz, na década de 80, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Estes cursos tratam em sua quase totalidade sobre temas hegelianos. Algumas fitas tratam de Kant, outras do Idealismo Alemão e algumas sobre a Antropologia Filosófica. Mas o maior número de fitas registram cursos ministrados entre 1982 e 1985. No total há cerca de 200 fitas de áudio e 19 fitas de vídeo.
Estas fitas com mais de 20 anos de idade foram digitalizadas e seus conteúdos foram transferidos para mídias digitais de CDs e DVDs. Este feito possibilitará a difusão destes cursos tão esclarecedores sobre a filosofia de Hegel.
Todo este material está disponível para consulta local na Biblioteca Padre Vaz. Este site irá indicar de forma resumida e abreviada o conteúdo de cada um dos textos e de cada conjunto de fitas (áudio e vídeo) para que se possa despertar o interesse sobre este material, bem como difundir o respeitável trabalho filosófico de Henrique Cláudio de Lima Vaz.

PESSOAS ONLINE

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online