Paulo Eduardo Arantes depõe sobre o Lima Vaz


Depoimentos sobre Lima Vaz

Paulo Eduardo Arantes, professor da USP, depõe sobre o Henrique de Lima Vaz
Citação:
Fonte: Instituto Humanitas: Unisinos - http://www.unisinos.br/ihu/index.php?coming_from=noticias&dest=496
A revista de filosofia Síntese, no. 102, janeiro-abril 2005, publica um longo depoimento do Prof. Paulo Eduardo Arantes, USP, sobre Henrique Cláudio de Lima Vaz, padre jesuíta, filósofo e cujo 3° aniversário de falecimento ocorre no dia 23 de maio.
Paulo Arantes, entre outros dados interessantes, mostra, com perspicácia, a inserção político-intelectual de Lima Vaz num momento bastante fértil da história do país, como foram os anos 61-64, situando-o junto a duas outras tradições interpretativas daquele objeto que se impunha inescapavelmente à reflexão de todos os intelectuais daquele momento: o Brasil.
Assim, podiam-se identificar, segundo Paulo Arantes, três vertentes de interpretação crítica do Brasil: o pensamento oficial do ISEB, representado pelo Prof. Álvaro Vieira Pinto; o marxismo em geral (ligado ao ISEB), composto por pessoas como Celso Furtado, por exemplo, Roland Corbusier, além de alguns comunistas como Nelson Werneck Sodré, entre outros; a tradição cristã da Ação Católica, da UNE e da AP, formadas na escola do Pe. Vaz.
Essas três vertentes também podem ser agrupadas em função de sua pertença a uma tradição mais antiga que poderia ser chamada de radical, segundo a acepção dada por Antonio Candido ao termo, e que teria tangenciado outras duas tradições, a tradição liberal-imperial e a tradição nacional-desenvolvimentista, que exerceram o poder brasileiro no século XX.
A introdução ao depoimento é de Juvenal Savian Filho, doutorando do departamento de Filosofia da USP que conclui a apresentação dizendo que "o pensamento crítico do autor de Cristianismo e consciência histórica e Consciência, história e cristianismo, de uma forma ou de outra, continua vigoroso".
Para maiores informações sobre a revista e o importante depoimento histórico ver www.faculdadejesuita.edu.br

PESSOAS ONLINE

Temos 19 visitantes e Nenhum membro online