Ficha 5 - Idealismo Alemão - Kant I


Manuscritos sobre Kant

FICHA 05
DADOS DA BIBLIOTECA
Setor: ME - Classificação: ARM 01 - GAV 05
Autor: VAZ, Henrique C. de Lima
Título: Idealismo Alemão - Kant I
Imprenta: Belo Horizonte: 1973

Notas:

Curso de Pós-Graduação na UFMG (?)

Informações complementares:

- Introdução a Kant; Comentário da dissertação de 1770 (1-30); A carta a Markus Hertz; Comentários aos "Prolegomena" (1-60); O idealismo alemão (esquemas)

Localização Digital: 005KANT1

Número de Arquivos: 127 arquivos

Comentário:

As primeiras duas páginas são de um Programa de Curso sobre Filosofia da Natureza. E mais uma página, manuscrita com um esquema sobre a ideia do mundo como natureza. Este programa é idêntico ao texto mimeografado 094FilNatur_5_Cosmo. Também há um texto semelhante dentro do texto 037FilNatur.

Em seguida começam as anotações sobre o pensamento kantiano. Não há curso gravado em áudio que corresponda a este curso de 1973. O curso está etiquetado como IDEALISMO ALEMÃO, mas o texto trata quase que integralmente sobre Kant. Apenas as 14 últimas páginas tratam especificamente sobre o idealismo alemão como período da filosofia.

Partes do Texto:

- Introdução a Kant;

- Comentário da Dissertação / 1770 (1-30);

- A carta a Markus Hertz;

- Comentários aos "Prolegomena" (1-60);

- Esquemas do idealismo alemão.

Referência Bibliográfica:

 

Lima Vaz não possui textos dedicados exclusivamente ao tratamento do pensamento kantiano. Portanto seus manuscritos sobre Kant constituem documentos valiosos e inéditos para a consideração de sua obra.

Os textos sobre Kant escritos, por Lima Vaz, são aqueles que dizem respeito à história da Antropologia Filosófica - concepção kantiana do homem - e à história da ética que podem ser encontradas nos textos seguintes:

VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992. 261 p. (Filosofia, 22).

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução a ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999. 483 p. (Filosofia, 47).

Textos e fitas do Memorial Padre Vaz relacionados com este manuscrito:

Cursos sobre Kant gravados em fitas cassetes.
Curso de 1983 – Idealismo Alemão – Hegel - 21 fitas - Neste curso sobre Hegel, Lima Vaz faz o contraponto do pensamento hegeliano com o pensamento kantiano a todo momento.
Curso de 1983 – Essência em Kant – 25 fitas

 

 

PESSOAS ONLINE

Temos 13 visitantes e Nenhum membro online