Ficha 174 - Introdução a uma Metafísica da Liberdade


Metafísica

FICHA 174
DADOS DA BIBLIOTECA
Setor: ME - Classificação: ARM 05 - GAV 13
Autor: VAZ, Henrique C. de Lima
Título: Introdução a uma Metafísica da Liberdade
Imprenta : Belo Horizonte, 2001-2002

Notas: Ver n. 33; Projeto de livro: I + 20 páginas; Descrição: 1) Esquema em partes; 2) Introdução (texto por extenso); 3) 1ª parte: Psicologia e fenomenologia da liberdade (texto por extenso com notas; 4) 2ª parte: Metafísica da liberdade (só o Título); Observação:; (1) As duas partes desenvolvidas ou anunciadas não correspondem exatamente ao esquema projetado; (2) Junto com o manuscrito encontrava-se o texto manuscrito latino de parte do curso de "Psychologia Vitae Intellectualis" (N. Friburgo, [1955]), Sectio III - De voluntate - Ver n. 154

Localização Digital: 174MFLiber
Número de Arquivos: 40 arquivos

Comentário:
Texto manuscrito com o título METAFÍSICA DA LIBERDADE. Trata-se de um texto com notas, incompleto e com correções. Além disto é um dos últimos textos de Lima Vaz pois no manuscrito há indicações bibliográficas de seus próprios livros Escritos de Filosofia IV e V.
O livro Escritos de Filosofia III foi publicado após o livro Antropologia Filosófica II. Naquele livro é possível perceber o tratamento de certos temas próprios da Antropoloogia Filosófica que foram desenvolvidos de forma mais extensa e menos sistemática. O livro Escritos de Filosofia III é um aprofundamento de temas importantes da Antropologia Filosófica II.
Em função do caráter extremamente compacto do Escritos de Filosofia V (a parte sistemática da Ética) é provável que este texto e aquele projeto “Ética e Liberdade” viessem a ser para a Ética, o que o Escritos de Filosofia III foi para a Antropologia.
Todavia o projeto ficou inacabado. Mas ainda há estes manuscritos que podem ser estudados e confirmar ou não este comentário.

Partes do Texto:
1ª parte
1. Psicologia e Fenomenologia da liberdade
2. A liberdade na história
2ª parte – Metafísica da Liberdade – há o título mas o texto não está desenvolvido.
A última página é o esquema do texto, tal como deveria ser em sua forma acabada. Mas efetivamente não há texto algum que tenha este esquema acabado.
O manuscrito latino anunciado nas NOTAS da Biblioteca não foi digitalizado.

Referência Bibliográfica:
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução a ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999. 483 p. (Filosofia, 47).
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia V: introdução a Ética filosofica 2. São Paulo: Loyola, 2000. 246 p. (Filosofia, 50).
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia VII: raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002. 291 p. (Filosofia, 55).

PESSOAS ONLINE

Temos 14 visitantes e Nenhum membro online