Apresentação dos Cursos de 1989 e 1992


Fitas de Áudio sobre a Antropologia Filosófica

Antropologia Filosófica - Curso Ministrado por Henrique Cláudio de Lima Vaz - 1989 e 1992

- Parte Histórica / 1989 -
- Parte Histórica e Categorias de Estrutura /1992 -

Informações sobre o curso:
1. Há dois conjuntos de fitas sobre o curso ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. O primeiro conjunto tem 7 fitas muito antigas da marca BASF. Estas aulas foram ministradas, provavelmente em 1989. O segundo conjunto tem 20 fitas novas da marca SONY. Parece que estes dois conjuntos foram gravados por pessoas diferentes e em semestres diferentes. Todavia estes dois conjuntos se complementam.
O primeiro conjunto alcança parte da INTRODUÇÃO da Antropologia Filosófica, o início da parte histórica, Platão e Aristóteles.
O segundo conjunto começa com René Descartes e chega às categorias de estrutura. O curso de Antropologia Filosófica no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil era ministrado nos dois semestres do segundo ano do curso de Filosofia.
No primeiro semestre o curso de Antropologia Filosófica abrange a parte histórica e no segundo semestre a parte sistemática. O segundo conjunto de fitas foi gravado no segundo semestre, todavia a maior parte do curso refere-se à parte histórica. Padre Vaz ocupou todo o primeiro semestre com a parte histórica sem conseguir terminá-la. E iniciou o segundo semestre ainda apresentando a parte histórica. Ao longo do segundo semestre, Padre Vaz conseguiu apenas encerrar a parte sistemática referente às categorias de estrutura, sem alcançar a parte relativa às categorias de relação e de unidade.
Infelizmente, no Memorial Padre Vaz, não há registros das aulas sobre as categorias de relação e sobre as categorias de unidade. Logo no início da primeira fita, Padre Vaz anuncia que ele irá encerrar a parte histórica do seu curso, iniciada no semestre anterior e que até então não tinha sido concluída. A parte histórica corresponde à primeira parte do volume I da AF. E a parte sistemática que corresponde à segunda metade do volume I da AF e a todo o volume II da AF. Todavia verifica-se através da audição das fitas que Padre Vaz não conseguiu encerrar a parte histórica no primeiro semestre de aula. E continuou com a parte histórica no segundo semestre. Por conseguinte, no segundo semestre de curso também não foi possível concluir todo o conteúdo programático de curso previsto nos volumes da AF, visto que as fitas alcançam apenas a categoria de Espírito e não registram as categorias subseqüentes de relação e de unidade desenvolvidas no segundo volume da AF.
Portanto este segundo conjunto de arquivos, retirados de 20 fitas cassetes, alcança, da parte histórica, o período do surgimento das ciências humanas e da Ilustração até a antropologia na Idade Contemporânea. Em seguida, apresenta o Capítulo V, do Volume I, da AF onde Lima Vaz apresenta o Método e o Objeto da AF. Em seguida se inicia a parte sistemática propriamente dita, que alcança apenas a primeira região categorial da estrutura, sem apresentar as categorias de relação (objetividade, intersubjetividade e transcendência) e unidade (realização e pessoa).
Estas fitas do segundo conjunto foram numeradas e gravadas fora da seqüência correta. A pessoa que as gravou, sobrepôs uma gravação à outra e portanto, há aulas que foram perdidas porque outra aula foi gravada em cima de uma aula anterior.
Os arquivos aqui digitalizados permanecem na ORDEM CORRETA DAS FITAS, não obstante a audição na ordem das fitas não seja a ordem adequada e correta para a devida compreensão das aulas.
Também vale notar que estas aulas gravadas têm perfeita aderência ao conteúdo dos livros Antropologia Filosófica I e II, bem como aos manuscritos destes dois livros. Em vista disto, não há nestas anotações apontamentos mais detalhados sobre a audição das fitas, pois se trataria de um trabalho redundante, considerando a publicação dos livros Antropologia Filosófica I e II.
Os arquivos do segundo conjunto de fitas foram gravados da seguinte forma: para cada fita há um arquivo. Ou seja, os dois lados da fita estão digitalizados em apenas um arquivo MP3. Todas as outras fitas de todos os outros conjuntos tiveram cada um de seus lados digitalizados em um arquivo distinto.

2. Não há identificação sobre quem gravou o curso. As fitas estão identificadas apenas com números e sem datas.
3. Número de fitas: 1º conjunto 07 fitas; 2º conjunto 20 fitas cassetes (total de 27 fitas)
4. Digitalizada em DVD.
5. Bom estado de conservação.
6. Tempo de curso digitalizado – aproximadamente 25 horas
7. Os textos que se seguem são apontamentos esparsos realizados pelo Prof. Dr. Rubens Godoy Sampaio a partir da audição de cada uma das fitas e têm como finalidade servirem como índice para a localização dos tópicos trabalhados ao longo das aulas gravadas.
8. Estes apontamentos não são um resumo do curso, nem a digitação das aulas gravadas.
9. Observações: Considerando a data da digitalização destas fitas, vale notar que as gravações em fitas cassete foram realizadas há quase 20 anos. Em decorrência do desgaste do tempo, algumas fitas apresentam um certo grau de deterioração que impedem a digitalização total de todo o curso gravado.
10. Digitalizado por Rubens Godoy Sampaio em julho de 2005.

PESSOAS ONLINE

Temos 8 visitantes e Nenhum membro online