Ficha 90 - Antropologia Filosófica


Antropologia filosófica

FICHA 90
DADOS DA BIBLIOTECA
Setor: ME - Classificação: ARM 03 - GAV 05
Autor: VAZ, Henrique C. de Lima
Título: Antropologia filosófica
Imprenta: Belo Horizonte, 1968/2º SEMESTRE

Notas: Transcrição de todas as aulas baseada, em gravações e notas de aula de José Maria Moreira e Maria Eugenia; Curso dado na FAFICH-UFMG; Sem numeração contínua.

Localização Digital: 090AntroFil
Número de Arquivos: 174 arquivos

Comentário: Estes textos são o resultado da transcrição das notas dos alunos Maria Eugênia e José Maria Soares Ferreira Moreira. Este curso foi ministrado no segundo semestre de 1968 na Universidade Federal de Minas Gerais. E há indicações de que se trata da continuação de um curso já iniciado no primeiro semestre.
Trata-se de um texto grande, no qual é possível detectar praticamente todas as categorias da Antropologia Filosófica que será publicada apenas na década de 90.
Não se pode dizer que é exatamente o rascunho da Antropologia, pois ainda não há perfeita aderência com o texto publicado da Antropologia Filosófica. Os temas são comuns, a estrutura é semelhante, mas este curso ainda não é o texto dos livros.
Sem dúvida alguma, trata-se de um texto valioso para se estudar a evolução da parte sistemática da Antropologia Filosófica.
É um dos poucos textos que apresenta uma qualidade precária. Os arquivos digitalizados também estão com uma qualidade inferior se comparado com a grande maioria dos outros arquivos.

Partes do Texto:
As aulas não estão bem organizadas cronológica mente. Mas não parece difícil encontrar a ordem de leitura dos textos, pois para cada aula há a indicação das datas.
As duas primeiras aulas transcritas (Introdução Metodológica) correspondem ao capítulo V do primeiro volume da Antropologia Filosófica (Objeto e Método da Antropologia Filosófica).
Há a apresentação das categorias de estrutura: 1. CORPO (muito extensa), 2. PSIQUISMO e 3. PENSAMENTO/LIBERDADE como estrutura NOÉTICA (equivalente ao Espírito, da Antropologia Filosófica)
Há a apresentação das categorias de relação.

Referência Bibliográfica:
VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992. 261 p. (Filosofia, 22).

 

PESSOAS ONLINE

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online