Ficha 135 - Entrevistas por escrito (Lima Vaz)


Textos Autobiográficos

FICHA 135
Dados da Biblioteca - Setor: ME - Classificação: ARM 04 - GAV 08
Autor: VAZ, Henrique C. de Lima
Título: Entrevistas por escrito
Imprenta: Belo Horizonte: [1986/1992]

Notas: Descrição: 1) História do Colégio Arnaldo: breves respostas a questões de aluno, 1986 - 01 página; 2) [Filosofia, direito e política no Brasil atual] - +- 1988 - 06 páginas; 3)Tomismo hoje, entrevista a Shirley Xavier, s/d - 03 páginas - Com perguntas sobre Ouro Preto - publicada no jornal (?); 4) Sobre algumas de suas publicações, entrevista a José Luis Silva, de “O Estado de São Paulo" - Cultura, +- 1999 - 04 páginas

Localização digital: Manuscrito dividido em 4 pastas diferentes
- 135entrevista_1,
- 135entrevista_2,
- 135entrevista_3,
- 135entrevista_4.
Número de Arquivos: os arquivos das 4 pastas totalizam 15 arquivos.

Comentário e partes do texto:
1) Tomismo hoje, entrevista a Shirley Xavier, s/d - 03 páginas - Com perguntas sobre Ouro Preto - publicada no jornal (?).
Nesta entrevista Lima Vaz apresenta o vigor e a atualidade do pensamento tomista, ainda nos finais do século XX. Em seguida indica as grandes correntes do tomismo atual e os centros de irradiação do pensamento tomista nas Universidades Romanas da Igreja, na Universidade Católica de Milão na Itália, no Instituto Católico de Paris, na Escola de Teologia dos Dominicanos, nas Católicas de Louvain, da Alemanha e da Áustria. Nos EUA e no Canadá, a American Catholic Philosophical Association e o Instituto de Estudos Medievais de Toronto, respectivamente. Na seqüência são indicados filósofos tais como Rahner, E. Gilson, dentre outros. Lima Vaz explicita a natureza da sua relação com o tomismo e finalmente apresenta a atualidade do tomismo no Brasil do fim do século XX.
2) História do Colégio Arnaldo: breves respostas a questões de aluno, 1986 - 01 página.
Lima Vaz respondeu a esta entrevista com 75 anos; indicou a época em que estudou no Colégio Arnaldo, quanto tempo ali permaneceu e a influência do colégio na sua vocação religiosa.
3) Sobre algumas de suas publicações, entrevista a José Luis Silva, de “O Estado de São Paulo" - Cultura, +- 1999 - 04 páginas.
O entrevistador faz com que Lima Vaz comente brevemente as suas publicações mais relevantes e mais recentes: Escritos de Filosofia I, o artigo Morte e Vida da Filosofia (SNF 55), o Escritos de Filosofia II, o artigo Filosofia e Cultura na Tradição Ocidental e os dois volumes da Antropologia. Também há referências ao Prof. Paulo Arantes, e considerações sobre a importância da Coleção Filosofia na Cultura filosófica nacional.
4) Filosofia, direito e política no Brasil atual - +- 1988 - 06 páginas.
Trata-se de uma entrevista que busca desenhar o cenário jurídico e político e intelectual do fim dos anos 80, ao término do ciclo autoritário vivido no Brasil. A redação parece ser de autor desconhecido, mas as respostas parecem ter sido dadas pelo Padre Vaz em uma entrevista/conversa particular. O entrevistado indica as discussões filosóficas mais relevantes que estão acontecendo no Brasil: a questão da democracia, da sociedade civil, da história. Também indica quais são os protagonistas dessas discussões enumerando grupos de intelectuais a partir de suas universidades de origem. Em seguida são apresentadas algumas idéias relativas ao problema da relação entre política e economia. E finalmente o entrevistado indica um alista de 13 autores que participam das discussões da época.

Referência Bibliográfica:
VAZ, Henrique C. de Lima. Meu depoimento. In: Ladusãns, Stanislaus. Rumos da filosofia atual no Brasil: em auto-retratos. São Paulo: Loyola, 1976. p. 297-311.
VAZ, Henrique C. de Lima. Bio-bibliografia. In: PALÁCIO, Carlos (Org.). Cristianismo e história. São Paulo: Loyola, 1982. p. 415-425. (Fé e realidade, 10).
VAZ, Henrique C. de Lima. Meu encontro com Jacques Maritain. In: Encontro com Jacques Maritain: homenagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 1983. p. 70-75.
VAZ, Henrique C. de Lima. Filosofia e forma da ação. Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo, n.2. p. 77-102, jun. 1997. Entrevista realizada em Belo Horizonte em 12 de maio de 1997.
VAZ, Henrique C. de Lima. Morte e vida na Filosofia. Síntese Nova Fase, v.18, n.55, p. 677-691, out./dez. 1991.
VAZ, Henrique C. de Lima. Entrevista concedida a professores da Universidade Federal de Minas Gerais no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus. Belo Horizonte: [s.n.], 1994. Em mídia de fita cassete, 90 minutos de gravação. Acervo pessoal de Rubens Godoy Sampaio, doada para o Memorial Padre Vaz e disponível em formato digital.
NOBRE, Marcos; REGO, José Márcio. Conversas com filósofos Brasileiros. Entrevista com Henrique Cláudio de Lima Vaz. São Paulo: Editora 34, 2000. p. 29-44.
MONDONI, Danilo. P. Henrique Cláudio de Lima Vaz, SJ: 24.08.1921 – 23.05.2002 (in memoriam). Síntese Nova Fase, v.29, n.94, p.149-156, maio/ago. 2002. Texto escrito por ocasião da morte de Pe. H. C. de Lima Vaz.

PESSOAS ONLINE

Temos 38 visitantes e Nenhum membro online