MEMORIAL PADRE VAZ


Home

Uma primeira tarefa consistiu em digitalizar o material selecionado, tendo em vista salvaguardá-lo em mídias digitais, o que implicou na transformação de todo o material em papel e das fitas de áudio ou de vídeo em apenas algumas dezenas de DVDs. O conteúdo das cerca de duzentas e oitenta fichas referentes a manuscritos de Lima Vaz ultrapassa a casa das 10.000 páginas. Foi selecionado o equivalente a cerca de metade das fichas com o material de maior interesse para o público acadêmico. São mais de 8.000 páginas escaneadas, digitalizadas e organizadas segundo as fichas do primeiro processo de catalogação. Foram trabalhadas também mais de duzentas fitas de áudio, algumas em boas condições de conservação, outras completamente deterioradas. Tais fitas foram transformadas em arquivos MP3 e armazenadas em mídias de DVD+RV. Finalmente, as dezenove fitas de vídeo cassete foram transferidas para outros tantos DVDs. Este trabalho de digitação não recebeu nenhum tratamento editorial. A finalidade precípua foi copiar o material para outro tipo de mídia com o intuito de garantir a sua durabilidade e conservação.

O núcleo do projeto consistiu na elaboração do catálogo e na análise do material. A catalogação dos manuscritos baseia-se nas informações previamente inseridas na base de dados da Biblioteca Padre Vaz, correspondentes às fichas acima mencionadas. Foi redigida uma breve apresentação de cada um dos 110 itens selecionados para divulgação, de natureza diversificada, cuja extensão varia desde duas ou três até 50 ou 100 páginas. O conteúdo dos 14 áudios (153 fitas) e dois vídeos (19 fitas), que reproduzem na sua grande maioria cursos ministrados por Lima Vaz, foi resumido fita por fita, fornecendo uma ideia da temática abordada em cada uma das aulas. Estas notas preciosas são assim indicativas dos assuntos tratados seja nos manuscritos, seja no material áudio-visual, em vista de permitir um acesso mais direcionado e orientado aos intessados em estudar o pensamento de Lima Vaz com maior profundidade.

Também foi elaborado o site www.padrevaz.com.br, onde se encontra o resultado da análise do material catalogado. O conteúdo do site não inclui, portanto, nada que seja a reprodução textual e integral de qualquer manuscrito ou fita de áudio e vídeo de autoria de Lima Vaz. Contém ainda, além de algund textos autobiográficos, de fotos e de depoimentos sobre sua figura, a bibliografia, tanto das obras publicadas por ele, quanto das obras sobre ele que até agora se puderam identificar. Nessa lista bibliográfica são assinalados os escritos que podem ser acessados on-line diretamente. Encontram-se também no site orientações para a aquisição do material ora disponível em mídia digital.

PESSOAS ONLINE

Temos 78 visitantes e Nenhum membro online